terça-feira, maio 16, 2006

 

Características Físicas e Comportamentais


Aspectos Físicos
Cão de trabalho, activo e ágil. De constituição que permite velocidade e resistência. Imagem de equilíbrio e flexibilidade. São admissíveis cicatrizes de trabalho.

Proporções importantes:
Bem balanceado. O comprimento do corpo deve ser ligeiramente superior à altura, medida do garrote ao chão. A distância do focinho ao stop deve ser ligeiramente inferior à distância que vai do stop ao occipital.

Comportamento/temperamento:
Essencialmente um terrier de trabalho com aptidão e estrutura física que lhe permite entrar nas tocas e correr ao lado de cães de caça. Valente e amigável.

Cabeça

Região Craniana

Crânio: Achatado, de largura moderada, estreitando-se gradualmente para os olhos.

Stop: Ligeiro.

Região Facial

Nariz: Preto.

Maxilares/Dentes: Maxilares fortes e musculados. Dentição completa e regular com oclusão em forma de tesoura, ou seja: os dentes superiores devem sobrepor-se ligeiramente aos inferiores. Os dentes devem ter uma inserção perpendicular aos maxilares.

Olhos: Em forma de amêndoa, de inserção moderadamente profunda, escuros, com expressão de alerta.

Orelhas: Pequenas, em forma de ‘V’, caídas para a frente, junto à cabeça, com a ponta na linha dos olhos. A linha da dobra não deve sobrepor-se ao crânio. Pele de grossura moderada.

Pescoço: Bem desenhado, musculado, comprido, alargando-se gradualmente para os ombros.

Corpo: Bem balanceado. O comprimento do corpo deve ser ligeiramente superior à altura, medida do garrote ao chão.

Dorso: Forte e direito.

Quadril: Ligeiramente arqueado.

Peito: De profundidade moderada, não devendo descer abaixo da linha do cotovelo. Não deve exceder a largura de dois palmos juntos (deve poder medir-se com as mãos unindo à sua volta os polegares e os dedos mínimos). Costelas de arqueamento discreto.

Cauda: Normalmente é amputada.

Amputada: Pretende-se que o tamanho da cauda complemente o equilíbrio do corpo, mas com comprimento suficiente para ser possível segurá-la com a mão. Deve ser forte, direita, de inserção moderadamente alta, mantendo-se levantada em movimento.

Inteira: De comprimento moderado e o mais direita possível, dando ao cão um aspecto global de equilíbrio, grossa no início, estreitando-se progressivamente para a ponta. Deve ser de inserção moderadamente alta, mantendo-se levantada quando o cão está em movimento.

Membros

Anteriores: Devem ser fortes e direitos, sem que as articulações estejam viradas para dentro ou para fora.

Ombros: Compridos e bem inclinados para trás, bem delineados no garrote.

Cotovelos: Juntos ao corpo, devem movimentar-se sem impedimentos dos lados.

Posteriores: Fortes, musculados e com boas angulações.

Joelhos: Bem angulados.

Jarretes: De inserção baixa e paralelos de forma a permitirem boa propulsão na corrida.

Pés: Compactos, com almofadas firmes. Não devem virar nem para dentro nem para fora.

Andar/Movimento: Andar livre, bem coordenado. Movimentos direitos à frente e atrás.

Pele: Deve ser grossa e solta.

Pêlo

Textura: Naturalmente áspero, compacto e denso, quer seja cerdoso ou liso. Barriga e parte inferior do tronco cobertas de pêlo.

Cor: Completamente branco ou predominantemente branco com marcações castanhas, limão ou pretas, ou qualquer combinação destas cores, confinadas de preferência à cabeça e/ou raiz da cauda.

Tamanho: Cães: altura ideal ao garrote - 36cm (14”). Cadelas – 33 cm (13”). Tolera-se uma diferença de 2 cm acima ou abaixo destes valores.

Faltas: Qualquer discrepância com o anterior deve ser considerada uma falta. A falta deve ser avaliada tendo em conta a exacta proporção da sua gravidade.

Nota: Os machos devem possuir dois testículos aparentemente normais completamente descidos no escroto.

Aspectos Comportamentais

O Jack Russell Terrier é um cão muito inteligente, vivaço, cheio de energia, sempre pronto para qualquer actividade, de preferência com o seu dono. Apesar de ser um terrier, é um cão sociável e relaciona-se facilmente com outros animais, desde que devidamente apresentados.

Por ser um cão de pequeno porte, adapta-se facilmente à vida na cidade, podendo viver num apartamento. Apesar de pequeno, convive facilmente com cães grandes e activos, estando sempre disposto a correrias e brincadeiras. Mas troca facilmente tudo isso pelo conforto do sofá se isso significar passar mais tempo com a sua família humana. São muito populares no seu país de origem e nos Estados Unidos e no Norte da Europa, onde são muito procurados para animais de estimação. Muitos cães estão registados como cães de terapia, visitando doentes e idosos. Alguns são usados como cães de surdos. Outros começam a ser usados pela polícia na detecção de droga.

Pela grande inteligência da raça, alguns cães tornaram-se estrelas do cinema e da televisão, nomeadamente o Milo, do filme ‘A Máscara’ e Wishbone, que tem o seu próprio programa de televisão nos Estados Unidos. Outros fazem sucesso na publicidade. É um cão muito resistente e normalmente tem uma saúde de ferro. Quanto à alimentação, não precisa de grandes quantidades de comida, o que diminui consideravelmente as despesas do dono.

Comments:
minha filha precisa fazer um trabalho sobre a vida dos cachorros, seu habitat,caracteristica fisicas,costumes,alimentação e nesta pagina encontrei qo precisava um grande abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?